domingo, 4 de julho de 2010

Globalização

Globalização é um processo económico e social que estabelece uma integração entre os países e pessoas de todo o mundo. Neste contexto a Internet tem ajudado a encurtar distâncias,facilitando as relações culturais e económicas de forma rápida e eficiente .
Saber ler,falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal que ajuda a comunicação a nível global.
A Globalização efectivou-se no final do século XX, após a queda do socialismo, o neoliberalismo impulsionou o processo de globalização económica.Com os mercados internos,muitas empresas procuraram novos mercados consumidores, principalmente nos países ex socialistas.A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos económicos para baixar os preços e também estabelecer contactos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.Uma das características da globalização é a deslocalização de empresas, procurando mão de obra barata, tendo como fim reduzir os custos e aumentar os lucros.
Acho que a globalização não vai resolver os graves problemas mundiais,porque este sistema , baseado no lucro vai apenas resolver problemas pontuais e não problemas globais:Os ricos continuarão cada vez mais ricos e a exclusão social dispara para níveis nunca antes imaginados.
As incoerências neste mundo atingem os extremos: Enquanto que na Europa morre-se devido à abundância , da qual resultam práticas alimentares incorrectas,em África morre-se por desnutrição, por carência de alimento, é incompreensível que se enterrem cereais para evitar o aumento de stock e evitar a descida dos preços, tudo isto enquanto morrem seres humanos à fome!É incompreensível que se matem vacas e se enterre a carne de seguida, com o fim de respeitar quotas estipuladas,isto é incompreensível e sem lógica. Enquanto os iluminados apregoam normas de justiça e igualdade , acontece isto, porque será?
Será que a globalização está transformando o ser humano em algo terrorífico ?
Acho possível acabar um dia com a fome no mundo,para isso é necessário que o que seja produzido seja justamente repartido. Isso requere um sistema político diferente do actual, aqui é que a porca torce o rabo porque o o poder instalado é suportado por um poderio arsenal e económico difícil de derrubar.Historicamente comprovado todos os Impérios têm fim ,este sistema global também finará, temo que seja demasiado tarde: o ser humano expiará os fantasmas de ter ajudado na triste missão de tornar a vida no planeta azul insuportável, ao nosso lado as alterações climáticas se encarregarão de nos dizimar a pouco e pouco.
Concluindo , a humanidade atravessa uma crise económica e social sem precedentes que está a conduzir ao rápido empobrecimento de vastos sectores da população mundial.O drama começou,nos países sub desenvolvidos, ultimamente está-se generalizando e alastrando de uma maneira brutal.A globalização um sistema que nos foi imposto ,mina uma sociedade isenta de valores, impotente para fazer frente a problemas tão complexos .
É caso para dizer: Salve-se quem puder!
Dos fracos não reza a história!
Quem não tem unhas não toca viola!
Espero não vos ter aborrecido.
Até já;



2 comentários:

  1. Olá, Maria,
    Uma aula de Economia Política, que vale a pena ler. Espero que os restantes formandos estejam atentos e saibam compreender os paradoxos do desenvolvimento económico.

    Cpts.
    Jacinto Saramago

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Jacinto,é bom saber que há acompanhe o nosso raciocínio de uma forma imparcial.
    Até já.

    ResponderEliminar