sexta-feira, 11 de junho de 2010

Portugal e os 25 anos de Europa

A então CEE ,nasceu da necessidade que a Europa teve de salvaguardar o seu espaço e afirmar-se perante os Estados Unidos da América, como um grupo económico consistente que também tem uma palavra a dizer no panorama internacional.Passados 25 anos de integração , Portugal é hoje um dos parentes pobres da União Europeia.Com um sector agrícola e piscatório destruído , Portugal encontra-se dependente do exterior. Ao longo dos anos as políticas praticadas contribuiram para colocar o nosso país na cauda do velho continente e as ajudas comunitárias não foram aproveitadas convenientemente e o desenvolvimento ficou aquém do esperado . Políticas de facilitismo desperdício contribuiram para a situação actual.
As atitudes vindas da Comunidade Europeia fazem desconfiar o cidadão, porque os europeus não tiveram uma palavra a dizer sobre o futuro da Europa , foram os países mais influentes que tudo dicidiram e os outros foram a reboque e assinou-se o Tratado de Lisboa. Com respeito à palavra dos cidadãos foi descartada, porque temos dirigentes tão iluminados , para quê a opinião do cidadão comum?
Num tempo tão difícil e com tantas promessas ,perpesctiva-se revoltas se as promessas não se tornarem uma realidade .Esperemos que a Europa dos 27 funcione com justiça e não haja cidadãos de primeira e cidadãos de segunda.Dia da raça comemorado durante os longos anos de Estado Novo , lembra-me Adolfo Hitler , holocausto, xenofobia,intolerância. Dia de Portugal e das Comunidades é um nome mais adequado com os tempos de liberdade e democracia que hoje vivemos. Sinais do tempo!!
Até já.

1 comentário: