domingo, 23 de maio de 2010

UM MOMENTO DE REFLEXÃO

Neste mundo tão complexo comandado pelo dinheiro , no qual cada vez o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior , a violência e a insegurança tornou-se quotidiano e a justiça não funciona correctamente , pois todos os dias nos chegam ecos de decisões dos tribunais que deixam o cidadão desconfiado , pondo em causa a imparcialidade do sistema judicial.
Num tempo que tem tornado o O Homem egoísta e distante , em parte devida às novas tecnologias ,das quais se tem tornado dependente, levando uma vida stressante , nunca tem tempo para nada e acaba por adormecer e quando acorda constata a vida passou por ele e não a viveu!
Tenho saudades da minha infância : da mortiça luz da candeia de azeite, que a minha avó pendurava na chaminé, e era confidente de histórias de encantar e serões bem passados junto à lareira .
Tenho saudade do tempo ,onde ainda havia tempo para sonhar , tempo em que se brincava com uma simples pedrinha e deixava-se voar a imaginação e o cenário tornava-se mágico e o mais importante de tudo :Era-se feliz!
Tenho saudades do tempo . em que as cegonhas e as andorinhas , partiam e voltavam na altura certa ,procurando climas mais amenos, como tenho saudades do ar puro e das águas límpidas e transparentes e o tema poluição não era procupação ,nem se imaginava que o viesse a ser num futuro não muito distante!
Tenho saudades do tempo em que as vizinhas eram a nossa família , do tempo em que se partilhava amizade e solidariedade com toda a simplicidade. Ai como era belo esse tempo que não volta mais!
Tenho saudades da voz segura e livre do poeta Manuel Alegre, que acalentava as nossas esperanças e dava voz às nossas ideias silenciadas numa longa noite que nunca mais tinha fim.
Tenho saudades dos cravos vermelhos de Abril que murcharam com o calor tórrido do Verão!
Tenho saudades dos meus sonhos de juventude !
Tenho saudades do mundo que eu pensava ser possível poder mudar , hoje vejo que foi um sonho lindo , e tudo o vento levou...!
Numa altura em que se especula e fundamenta que o apocalipse pode estar ao virar da esquina , eu ainda acredito que a Convenção de Genebra será uma realidade e o Homem tudo fará para não pôr em causa a continuidade da vida na terra!!
Obrigado por ter tido a oportunidade de partilhar este desabafo.
Até já

1 comentário:

  1. Olá Maria!
    Passamos tão rápido... que não nos apercebemos que o tempo passa. Mas, nem todos sabemos recordar tão bem.
    Deve ser um privilégio ter a Mª como formanda.

    Cpts.
    Jacinto Saramago

    ResponderEliminar